terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pura Poesia

Tem algumas músicas que são toscas por natureza... Não que as falte contexto, rima, história ou sei lá mais o que... São toscas porque simplesmente a fizeram a sim... e pior: Todo mundo conhece e canta... :/

Estas entrarão na minha categoria "Pura Poesia", que nem precisará de comentários... Ela mesma "se auto-explica-se", como diria Lady Kate, e mesmo assim ninguém a entende.

Peço sempre que as leiam como... poesia mesmo... Tentem "declamar" o belo poema. Acaba ficando divertido...rs.rs.rs.rs

Bjs,

W/Brasil - Jorge Ben Jor

Essa é uma das minhas preferidas!!! Quanta poesia oculta tem nessa música!!! Sim, porque pra isso fazer algum sentido... só estando MUUUUUITO escondido messssmo... Sem noção!!! A música não tem liga nenhuma!!! Você pode pegar cada estrofe dessa e sumir, que não vai fazer a mínima falta no contexto.. alias.. que contexto????

W/Brasil - Joge Ben Jor
(começo com o título... W/Brasil é a mega agencia de publicidade. Até aí, OK... e o que tem a ver com o resto da "música"?)

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...
(Alô? Adriano? Tá me ouvindo, Adriano? ahahaha Nossa... isso fica parecendo uma conversa da Velha Surda, da Praça é Nossa!)

Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
(Me ajudem, pois esta é difícil... O que tem a ver o c* com as calças???)
Cuidado com o disco voador (ó!!! muito cuidado, viu??? o disco voador pode cair na sua cabeça!)
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!
(Ufa! Pelo menos 5 versos seguidos que tem alguma conexão. Entre si. Porque com os outros versos, pffff)

O trem corre no trilho
Da Central do Brasil
O trem corre no trilho
Da Central do Brasil.
(Não... o trem corre na pista de atletismo do Engenhão!!! dãaa. E ainda: o que tem a ver com o resto da música???)

Incluindo paixão antiga
E aquele beijo quente
Que eu ganhei da sua amiga
E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça...
(Ó que legal!!! Incluindo a paixão antiga e o beijo, deu funk na cabeça! Puxa... nem sabia! Que irado! :/)
Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...
(Caiu a ligação e a Velha Surda da Praça é Nossa ligou de novo!!!)

Deu no New York Time
Fernando, o Belo (pra mim o nome do Belo era Alexandre. Então tá, né...)
Não sabe se vai
Participar
Do próximo campeonato
De surf ferroviário...
Surfista de trem
Surfista de trem
(Até parece que um dia isso vai MESMO sair no New York Time... ahahah Mas outra coisa.. e o que isso tem a ver com o resto da música???)

Deu no New York Time (NYT só quer saber de Brasil agora, né? Oportunistas! ahahaha)
A Feira de Acari
É um sucesso... (Ô!! um MEGA sucesso!! Quem não foi ainda, não perca esta oportunidade...rs.rs.)
Tem de tudo
É um mistério ("Mistéeeeerio!" Hunf! Até parece que ninguem sabe como as coisas vão aparecer lá na feira...rs.rs.rs bobinhos!)

Deu no New York Times
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial (Este enigma é legal. Adoro enigmas nas músicas! Cabral 1 - Pedrinho; Filial = Brasil.. Confere? )
Dizem que Cabral 2 (Hum.. seria o Sergio Cabral (Filho ou Pai?)
Tentou e se deu mal (Hum.. tentou o que? descobrir outra filial? Aiiinnn Dificil!)

Amor! Dor! Dor! (Amor e dor... parece até nome de novela de Manoel Carlos!)
Lá da rampa mandaram avisar
Que todo dinheiro será devolvido
Quando setembro chegar
Num envelope azul indigo
Num envelope azul indigo
Chama o síndico,
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...
(Opa! Mais outro bloco de versos que fazem sentido entre si! Mas... o que ele quer dizer? "O $ será devolvido em setembro num envelope azul indigo". Complexo...)

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...
(De novo???)

Da Central passando
Pela Mangueira
Dando uma volta na Pavuna
E chegando em Madureira
É lá!
Que o samba rola de primeira
(Opa!! A música tá ficando boa! Agora to entendendo... O cara pegou um trem na Central, passou na Mangueira... e deu uma volta... na Pavuna??? pra depois ir pra Madureira??? Esse sa-be-tu-do de trem, hein?)

Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero
(Ah, claro!!! Com esse nome, tia Leia deve ser po-dre-de-ri-ca e viaja de helicoptero pra cima e baixo na cidade!!!)

Alô Alô, W o Brasil
Alô Alô, W o Brasil...
(pula!)

-Alô telefonista
Me desperte às 7:15 por favor
Rádio táxi 9 e meia
Senão o bicho pega
Eu também quero graves
Médios e agudos...
(E inserido no mega-contexto da música, o cara me reproduz um diálogo com a telefonista do Hotel. E ainda se faz de machão.. huumm Mona!!! Agora, o que ele queria ao pedir "graves, médios e agudos"?)

domingo, 27 de setembro de 2009

Não é proibido - Marisa Monte

Essa não poderia faltar!!!

E ainda dizem que ela é "o cara" da música brasileira... Eu não acho. E nem é só por esta música não...

Ela tem uma voz muito enjoada. Me enjoa tanto quanto ler todos doces desta música.

Aliás, essa música deveria ser a música OFICIAL de São Cosme e São Damião!!! (que por sinal o dia deles é HOJE!!!)

O problema maior dessa música é o contexto mesmo... mais do que os versos em si... Sério: não consigo entender o que os doces tem a ver com a Joana e com o Peixoto, e com o fato de ??? não ser proibido... Se alguem souber, por favor, me explique... rs..rs.rs

NÃO É PROIBIDO
Marisa Monte


(Estágio inicial: hipoglicemia)
Jujuba, bananada, pipoca,
Cocada, queijadinha, sorvete,
Chiclete, sundae de chocolate

(Estágio intermediário: satisfatório)
Paçoca, mariola, quindim,
Frumelo, doce de abóbora com coco,
Bala juquinha, algodão doce, manjar
(Motivo do óbito: Diabetes Mielitus)

Serio: o problema é comigo ou estas palavras (tirando o fato de todas serem muito doce) não fazem o menor sentido? não tem rima.. sei la..estranho... :/

Venha pra cá, venha comigo,
A hora é pra já, não é proibido,

(qd ouço o "é pra já" só lembro do miojo... será tb tem na festa??? e o que será que "não é proibido"? odeio piadas internas dos autores.. só me confundem!!!)
Vou te contar, tá divertido,
Pode chegar


Uh, uh, uh (nãaaaaaaaao!! vogais nãooo!!!)
Vai ser nesse fim de semana,
(peraí.. agora não entendi... a festa já está rolando? ou vai ser no fds ainda? me perdi!)
Manda um e-mail para a Joana vir
(o q mais me irrita nessa frase é a rima! será que só o meu ouvido é torto e não consegue entender onde que o "semana" combina com o "vir"?

Uh, uh, uh (:/ mais vogais...)
Não precisa bancar bacana, (nem.. nem precisa bancar o bacana.. a festa é simples... ??????)
Fala para o Peixoto chegar aí (hum... será que é isso? bacana com semana, e vir com aí? hum.. acho que saquei..mas é dificil essa, hein...)

Traz todo mundo,
Tá liberado,
É so chegar

(se é pra trazer todo mundo, pra que fez convites em especial para a Joana e o Peixoto??? eles devem ser MEGA especiais, hein...rs.rs.rs.rs)
Traz toda gente,
Tá convidado,
É pra dançar

Toda tristeza,
Deixa lá fora,
Chega pra cá
(aii me perdi de novo... os doces me deixaram enjoadas... e confusa..rs.rs.rs a festa afinal ta rolando ou não tá????)


Bjs

Pique esconde - Trem da Alegria

Pra inaugurar as músicas estranhas, nada melhor que buscar o que há nas entrelinhas de músicas "infantis". Sim, entre aspas... porque de infantil... não tem nada!!! Como é que eu pude ouvir isso durante anos e não me tocar... Santa inocência..rs.rs.rs.. Pior ainda é um pai deixar o filho ouvir isso!!!

Pique-esconde
Trem da Alegria

Se você quer eu vou te pegar
(oi??? Já começa assim??? e eu que me achava moderninha..rs.rs.rs)
Fecho os olhos já vou contar
Pode tentar correr, se esconder
Que eu espero por você
(o mlk já exxxperto desde pequeno.. ja fala que vai esperar... ai papai!!! rs)

E se prender a respiração
Posso ouvir seu coração
Batendo forte agora é pra valer
(parei!!! que isso!!! fiquei até arrepiada agora! sério! não dá nem pra imaginar a cena neste horário...rs)
Pra começar vou te escolher

Vem me pegar
(e nessa hora, é a menina que pede: "vem pegar". Safadeeeenha!!!)
Ela está no seu castelo
Vem me pegar (de novo! e ela pede mais!!!)
Ela é tudo que eu mais quero
(e o mlk cedo cedo ja sabe bem o que quer!!!)
Vem me pegar
(e maiiisssss, maiiiisss, mais!!! ela ta descontrolada!!!)
Pela estrada afora vou te levar
Uou uou uou uou uou uou uou
(ahahaha eu adoro essas vogais nas musicas! pra que??? ah! sim, aqui entra a parte educativa, de ensino das vogais pra crianças. Ok.)

Vem me pegar (é praticamente um "não para,..isso, vaii! me pega" ahahahah)
Te concedo três desejos
Vem me pegar
(ahhhhhhhhh vaiiii)
Quero em troca só um beijo (e aqui fica claaaara a real intenção da música.. o cara quer só um bj, nada mais! sim, claro! como eu não tinha reparado nisso antes!!!)
Vem me pegar (iiiiiiiiiisssooooo)
Vou fazer o que você mandar (oi? quanta dominação! ahahah)
Uou uou uou uou uou uou uou (malditas vogais! ahaha)

Pique, pique-pega só eu e você (humm sei... só "eu e você", anrrã... ok!)
Pique pique de esconder (sei bem o que vocês vão esconder..humm...)
Pique, pique-pega quero te escolher
(e o que vai pegar... anrrã.. sei!)
Com você quero aprender
(e eu que achava o "funk das novinhas" pornografico! ahahahha)

Abaixo, um link da musica, caso vocês não se lembrem ou sejam mt novinhos (aiii que coisa de tia velha isso!! ahaha)

Bjs,

sábado, 26 de setembro de 2009

Conceito de mpb

Antes de começar a postar, gostaria de explicar o meu conceito de mpb.

Pra mim, musica popular é toda musica que toca em varias rádios, aquela que toca nas festas, que faz parte da trilha da novela, que vai no Faustão... ahhaha enfim! Xuxa, funks, pagodes, chico buarque, marisa monte, tudo isso pra mim faz parte do repertório brasileiro!

E com certeza, muita gente boa vai passar por aqui... e gente ruim tb... ahahahha ninguem escapa!!!

Bjs,

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pra começar...

O que você acha da música brasileira? Boa? Mais ou menos? Péssima? Pois é... eu achava que era boa... ou melhor... ainda acho! Mas vamos combinar que tem cada pérola que ninguém merece!!!

Eu sou muito ruim pra ouvir as letras das músicas, confesso... Sempre entendo tudo errado, como por exemplo o clássico "tocando de bikini sem parar"...rs Apesar disso, canto errado assim mesmo e sou feliz! ahahaha Mas, sempre tive que recorrer às letras verdadeiras, pra poder acompanhar e pagar "menos" mico nas rodas de amigos...

E nessas "leituras" é que realizei que ... nossa! Como tem música feia!!! músicas sem sentidos, palavras estranhas e fora de contexto! Frases com duplo sentido, etc...

Só fazem sucesso mesmo porque, conforme vamos ouvindo, na maioria das vezes reparamos mais na melodia do que na letra... Eu acho...rs

E por causa disso, resolvi dividir minhas analises musicais non-sense com quem também acha a mpb estranha... Se você é um desses, aqui é seu lugar!


Seguidores